Fruto de boas relações institucionais, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atribuiu à Associação de Futebol de Portalegre (AFP) a realização de vários jogos da Selecção Portuguesa de Futebol. Em Dezembro, Campo Maior recebeu um Portugal vs Espanha (Sub-18), a meio de Janeiro Ponte de Sor recebeu quatro jogos de futsal entre Portugal e Rússia (Sub-17 e Sub-19) e estava prevista, para os dias 28 e 30, a realização de dois jogos entre as Selecções Sub-19 de Portugal e Cabo Verde em Castelo de Vide. 

A escolha dos palcos dos jogos prende-se não só com os requisitos impostos pela FPF, mas também com a política de descentralização da Direcção da AFP, que entende que os grandes espectáculos de futebol e futsal devem chegar a todo o território do Alto Alentejo. 

Para o Portugal vs Espanha, a FPF solicitou um campo relvado, bem como proximidade com a vizinha Espanha, onde se realizou o segundo jogo deste estágio da Selecção Sub-18. O Distrito conta com cinco relvados (Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Ponte de Sor e Portalegre), no entanto, e devido à condição em que se encontram, os campos de Elvas e Portalegre não preenchem os requisitos colocados pela FPF. Pela proximidade com Espanha e por se apresentar condições, o relvado de Campo Maior foi o escolhido e, depois de uma intervenção, recebeu o encontro entre as duas Selecções. 

Seguiram-se os jogos da Selecção de Futsal, com a FPF a solicitar um parque desportivo com dois pavilhões contíguos. Ponte de Sor que, para além de estar a viver um momento histórico com a equipa do Eléctrico FC na primeira liga de futsal, preenche os requisitos e foi a escolha óbvia da AFP. 

Para o Portugal vs Cabo Verde (sub-19), e consciente que o relvado de Castelo de Vide estava inclusivamente em melhores condições que o do Estádio Capitão César Correia aquando de ambas as visitas técnicas, a AFP reuniu com o Presidente da Câmara Municipal. O autarca, António Pita, para além de ter desde logo manifestado entusiasmo e interesse em acolher as partidas, comprometeu-se em proceder à intervenção necessária para que o campo estivesse preparado para receber os jogos e iniciou a promoção do evento. 

Apesar do compromisso da autarquia, na figura do seu Presidente, a FPF entendeu que o campo não reunia as condições necessárias. Depois de uma visita técnica efectuada ao terreno, os técnicos entenderam que o relvado não preenche os requisitos para receber o Portugal vs Cabo Verde, não sendo colocado a hipótese de uma intervenção como ocorreu em Campo Maior.  

A FPF sugeriu então que o jogo fosse disputado em Ponte de Sor, um concelho geograficamente mais próximo da Cidade do Futebol, bem como do concelho de Abrantes, para onde foi imediatamente sugerida a estadia da Selecção de Cabo Verde. 

A AFP tem todo o gosto em receber os eventos da FPF em Ponte de Sor, cidade que conta com belíssimos equipamentos desportivos e com um Município sempre disponível para receber os eventos da AFP e da FPF, mas a Direcção entende que só abraçando todo o território se consegue efectivamente dinamizar e promover as modalidades. O caso de Fronteira e Monforte, que receberam recentemente o Torneio Interassociações Sub-17 de Futebol Feminino, são um exemplo do sucesso desta estratégia. 

A AFP agradece a aposta da FPF no nosso território, mas lamenta que não tenha existido por parte dos seus técnicos a sensibilidade para compreender esta visão, bem como para corresponder ao esforço e expectativas de uma autarquia que tudo fez para acolher um jogo da nossa Selecção, preparando inclusivamente o seu relvado para receber esta festa do futebol.